22.2 C
Sever do Vouga
Segunda-feira, Abril 22, 2024
Publicidadespot_img

Autarquia de Sever do Vouga na rota da iluminação LED

Dando continuidade ao programa de substituição de luminárias de vapor de sódio e de mercúrio, definido pela autarquia, a E-Redes (antiga EDP) anunciou para breve o arranque da campanha “LED 2023” em Sever do Vouga.  

O objetivo da campanha – explica a empresa operadora da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental – é “a melhoria da qualidade do serviço prestado no âmbito da Iluminação Pública, com a instalação de luminárias com tecnologia mais eficiente, constituindo também, desde logo, um forte contributo para um ambiente mais sustentável”.  

O recurso à tecnologia LED (díodo emissor de luz, em inglês Light Emiting Diode, que dá origem à sigla) assenta na sua maior eficiência energética, durabilidade dos equipamentos e, não menos importante, em razões de sustentabilidade ambiental.  

A preocupação com a eficiência energética tem já um trabalho consolidado no concelho, designadamente através da substituição de velhas luminárias das redes de iluminação pública por lâmpadas LED, num processo desencadeado pela E-Redes”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Pedro Amadeu Lobo, salientando que a autarquia pretende ainda colocar em prática “um conjunto de ações de poupança energética abrangendo equipamentos e edifícios municipais”.  

Refira-se que o ano 2022 foi pautado por “um enorme aumento de custos do Município no que toca à eletricidade, sendo, por isso, fundamental a redução de custos nesta matéria”. 

As medidas enquadram-se no plano de eficiência energética delineado pelo atual executivo camarário e que visa a redução do consumo de energia, a poupança e a diminuição de emissões de carbono.  

De acordo com a E-Redes, durante o ano de 2022 foram instaladas no concelho de Sever do Vouga 3.125 lâmpadas, proporcionando uma poupança de consumos de energia elétrica estimada em cerca de 552 MWh/ano e uma redução de emissões de cerca de 81 TonCO2eq. Já para 2023 está prevista a substituição de 600 luminárias por LED. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

artigos relacionados

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
Publicidadespot_img

artigos recentes