O Município de Sever do Vouga marcou presença, em Vila Nova de Gaia, na cerimónia de apresentação desta 4ª edição.
A edição de 2024 da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que irá decorrer entre 3 e 7 de Julho, com passagem por Sever, na etapa Mealhada – Sever do Vouga, está, pela primeira vez, inscrita no calendário internacional e contará com a presença de equipas internacionais conceituadas.
2.ª etapa (4 de Julho)
Mealhada-Sever do Vouga, 119, 9 km
Partida às 12h30 e chegada às 15h45. Prevê-se que seja a mais dura, até porque a chegada, em Sever do Vouga, coincide com um prémio de montanha de segunda categoria.
No total, há 442,9 quilómetros a percorrer, com 7040 metros de acumulado e seis contagens de montanha, uma delas coincidente com a meta da segunda etapa, em Sever do Vouga, que promete espetáculo nas estradas portuguesas.
Para além de Gaia e Lisboa, municípios como Águeda, Anadia, Mealhada, Vila Franca de Xira, Pombal, Sever do Vouga e Torres Vedras também serão palco de partidas e chegadas da maior Volta a Portugal Feminina já realizada, comprovando a aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo em aumentar a dimensão territorial da competição.
A evolução do ciclismo feminino a nível mundial tem sido notável, com corridas de um nível cada vez mais elevado e ciclistas cada vez mais bem preparadas. A fasquia aumentou e o ciclismo português acompanha a linha de crescimento com a internacionalização da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que, ao fim de três edições de sucesso, está inscrita pela primeira vez no calendário UCI em 2024.
A quarta edição contará com a maior e melhor lista de participantes de sempre. São 19 equipas inscritas, oriundas de oito países – Espanha, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Itália, Noruega, Panamá e Portugal -, e 125 ciclistas inscritas.