- O presidente da Câmara de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, está a caminho do Santuário de Fátima a pé, cumprindo uma promessa que fez quando as chamas devastaram o concelho, em setembro do ano passado.
A promessa foi feita “numa altura de grande desespero”. “Havia um défice de meios muito grande. Várias localidades não tinham ninguém [a combater a chamas]. A zona industrial de Talhadas tinha ardido”. Pedro Amadeu Lobo tinha receio que houvesse vítimas mortais e pediu intervenção divina. “Fiz a promessa: se não morresse ninguém, vinha a pé a Fátima”.
- Felizmente os piores receios não se concretizaram e, apesar dos grandes prejuízos materiais, não houve vítimas mortais neste concelho. Por isso, na passada quinta-feira, pelas 4 horas, Pedro Lobo pôs-se a caminho do santuário católico, integrado num grupo de peregrinos que já faz habitualmente este percurso.
Os quilómetros a percorrer dependerão do itinerário escolhido, mas a distância entre Sever do Vouga e o santuário ronda os 150 quilómetros. Segundo o autarca, no primeiro dia o grupo fez 45 quilómetros e, no segundo, 35 quilómetros.