11.7 C
Sever do Vouga
Quarta-feira, Abril 24, 2024
Publicidadespot_img

Câmara Municipal de Sever do Vouga prepara regulamento para incentivar o abate de javalis

A Câmara Municipal de Sever do Vouga está a preparar, neste momento, um regulamento de atribuição de incentivos ao abate de javalis, numa medida para controlar o número de animais selvagens existentes que, nos últimos meses, têm provocado danos um pouco por todo o concelho.

O rasto de destruição provocado por javalis, sobretudo em áreas de cultivo, evidencia uma situação preocupante e, por isso, temos promovido a colaboração interassociativa de forma a minimizar a problemática, num território que tem uma extensa área florestal, onde a caça representa uma componente importante do ecossistema”, afirma o presidente da autarquia, Pedro Amadeu Lobo.

O incentivo pretende promover – conjuntamente com as associações de caça – o abate de efetivos da espécie “sus scrofa”, tendo em vista minimizar os danos causados em culturas agrícolas e florestais, assim como em acidentes rodoviários.

O concelho tem, maioritariamente, o seu território classificado em regime ordenado, restando ainda algumas áreas pontuais em regime livre.

O regime ordenado encontra-se dividido em Zonas de Caça Municipais (ZCM), cujo objetivo é proporcionar o exercício organizado da caça a um número maximizado de caçadores em condições particularmente acessíveis.

Por concessão – tutelada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) – existem quatro ZCM em Sever do Vouga: ZCM Silva Escura, gerida pelo Clube de Caça e Pesca de Silva Escura, com área de 3061 ha, que compreende parte da União de Freguesias de Silva Escura e Dornelas, Pessegueiro e Sever do Vouga; ZCM Rocas e Couto Esteves, gerida pelo Clube de Caça e Pesca de Rocas do Vouga e Couto Esteves, com área de 2234 ha, que compreende as freguesias de Rocas do Vouga e Couto Esteves; ZCM Sever Sul, gerida pela Associação Desportiva de Caça e Pesca Sever Sul, com área de 4123 ha, que compreende as freguesias de Talhadas e a União das Freguesias de Cedrim e Paradela; ZCM de Dornelas do Vouga, gerida pelo Clube de Caça e Pesca Dornelas do Vouga, com a área de 751 ha, que compreende parte da União de Freguesias de Silva Escura e Dornelas.

Nas ações já efetuadas desde o início do ano, foi registado um total de abates muito próximo dos 40 exemplares.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

artigos relacionados

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
Publicidadespot_img

artigos recentes