19.3 C
Sever do Vouga
Terça-feira, Maio 28, 2024
Publicidadespot_img

Lançamento do livro “O Património histórico e arqueológico do Vale do Vouga”

Lançamento do livro “O Património histórico e arqueológico do Vale do Vouga”, publicado pela EDP, no dia 5 de março

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga e Pedro Pina Nóbrega, Coordenador do Museu Municipal participaram na mesa redonda “A importância do Património para o desenvolvimento local”

No dia 5 de março em formato webinar, foi lançado o livro “O Património histórico e arqueológico do Vale do Vouga” que contou com mais de 150 participantes que assistiram a esta cerimónia que durou sensivelmente 3h e onde foram debatidos em mesas redondas, temas de grande interesse e que estão resumidos no livro agora lançado.

Depois das boas vindas na sessão de abertura pela entidade anfitriã, a EDP e promotora do livro e Suzana Menezes, Diretora da Direção Regional de Cultura do Centro; Joel Cleto, Autor/ Apresentador da série “Caminhos da História” do Porto Canal, abriu a primeira mesa redonda, com o tema “O Património no âmbito do projeto do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida”

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga e Pedro Pina Nóbrega, Coordenador do Museu Municipal, bem como a Câmara Municipal de Oliveira de Frades, representada pelo seu Presidente, Paulo Ferreira e por Filipe Soares, Técnico Superior da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, discutiram “A importância do Património para o desenvolvimento local”.

Pedro Pina Nóbrega, Coordenador do Museu Municipal de Sever do Vouga, defendeu que a reserva arqueológica a implementar em Couto de Esteves, além de um simples depósito de material arqueológico, será também um espaço de trabalho para acolher investigadores, havendo também uma componente expositiva. Este responsável adianta ainda que esta reserva arqueológica terá um papel na mediação patrimonial, no que tange aos achados, numa forma de dar a conhecer, à comunidade local, a importância do trabalho desenvolvido durante a construção da barragem, e os resultados agora obtidos, bem como a interligação com os investigadores convidados que para aqui venham.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal, referiu que falar de Sever de Vouga é falar também de património, considerando mesmo que o concelho tinha já um património relevante na área do megalitismo e da arte rupestre, valorizando-se ainda mais agora com os achados do paleolítico, o que permite conhecer mais um pouco da história do território. Refere ainda que estes achados só vêm dar força e reforçar o investimento feito na área turística natural e patrimonial ao longo dos anos em diversas intervenções. Para o Presidente da autarquia severense, este livro é um instrumento de valorização do património e de transmissão de conhecimento, felicitando a EDP Produção pela sua edição em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Centro.

O livro não sendo comercializado, estará brevemente disponível para consulta no Centro de Documentação do Museu Municipal.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

artigos relacionados

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
Publicidadespot_img

artigos recentes