17.9 C
Sever do Vouga
Quinta-feira, Maio 30, 2024
Publicidadespot_img

Associação Nacional de Produtores de Mirtilo vai ter sede no Vougapark

O Município de Sever do Vouga e a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM) assinaram, no passado dia 03 de fevereiro, um contrato de comodato que prevê a cedência de instalações no Vougapark – Centro de Inovação, onde ficará sedeada a instituição. 

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Amadeu Lobo, é o primeiro a reconhecer a importância deste acordo que permite acolher na “Capital do Mirtilo” uma estrutura nacional com provas dadas na fileira.   

Somos um concelho amigo da agricultura nas suas várias vertentes e, por isso, não podíamos deixar de enaltecer esta iniciativa, colocando Sever do Vouga como ponto central de planeamento da atividade da ANPM”, afirmou o autarca.  

O município é pioneiro na produção de mirtilo. Vive, agora, um período de atualização e de adaptação à nova realidade produtiva, com o surgimento de novas variedades e a implementação de modernas técnicas de produção. Sedear entre nós a ANPM é também um impulso para os nossos produtores”, frisou Pedro Amadeu Lobo.  

O acolhimento da sede da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, juntamente com outras iniciativas do atual executivo camarário, revelam uma estratégia para o setor e a intenção de recentrar o mirtilo em Sever do Vouga”, disse o presidente da ANPM, Carlos Adão, deixando uma nota de agradecimento à autarquia. 

Em qualquer outro município podem vir a dizer que têm o maior volume de produção em Portugal, podem até argumentar que produzem o maior mirtilo, ou o mirtilo mais doce, mas nenhum outro concelho se pode orgulhar de ter as primeiras plantas e os primeiros mirtilos produzidos no país… Esse é o contexto histórico e um legado único de Sever do Vouga. Os produtores de mirtilo, principalmente os mais antigos, nutrem um especial carinho e respeito por Sever do Vouga, pela sua história e pelo contributo que deu ao setor”, sublinhou. 

Segundo Carlos Adão, a ANPM tem uma missão clara e um conjunto de atividades orientadas para a defesa dos interesses dos produtores, promovendo eventos que permitem a interação, a troca de experiências e a aprendizagem informal, o desenvolvimento de competências e a adoção de boas práticas, bem como ações de promoção nacional e internacional do mirtilo de Portugal. 

Não posso deixar de realçar a participação ativa e o trabalho do vice-presidente da autarquia, Dr. Paulo Nogueira, que, com esta colaboração, abre portas a novas oportunidades e à dinamização de eventos no setor agrícola”, afirmou o responsável, acrescentando que “Sever do Vouga poderá contar com a ANPM na cooperação nas diversas atividades que envolvam o mirtilo, da mesma forma que a associação conta com a continuidade do apoio do município ao desenvolvimento, capacitação e organização da fileira do mirtilo.” 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

artigos relacionados

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
Publicidadespot_img

artigos recentes